O Que Fazer Durante Uma Crise de Ansiedade?

crise de ansiedade

Aqueles que tiveram uma crise de ansiedade conhecem bem os sintomas: mãos suadas, coração rápido, náuseas e tremores … E depois que começa, pode ser difícil acalmar-se e aguardar o ataque passar, especialmente se a pessoa estiver em um ambiente público, na rua ou no trabalho.

Mas há algumas técnicas que os especialistas recomendam para tentar ajudar a manter a calma nesse ponto e esperar a crise para ir embora.

Respirar com calma é a chave para uma possível Crise de Ansiedade

Uma das primeiras sensações, pode ser falta de ar ou hiperventilação. Então, respirar profundamente, respirar através do nariz e deixar o ar sair da boca pode ser fundamental para ajudá-lo na hora.

Existem mais técnicas recomendadas, como respirar lentamente usando o diafragma, segurando a respiração por alguns segundos e sentindo o abdomen subir e cair durante o processo. “É importante prestar atenção à respiração durante a crise porque realmente pode ajudar a acalmá-lo“, explica o psiquiatra Gustavo Cahu.

As técnicas de distração podem ajudar a não se concentrar na crise de ansiedade

Evitar pensamentos negativos e manter o foco na crise também é essencial. É chamado de distração cognitiva. Existem maneiras bem conhecidas, mas qualquer pensamento que conforta a pessoa na época é apropriado.

Você pode contar de até 100 por números ímpares em outro idioma que conhece, cantar as letras de uma música que você gosta ou pensar em todas as pessoas que conhece com o nome começando com uma letra do alfabeto.

O ideal é continuar fazendo essas distrações várias vezes até você se acalmar um pouco. “Essas técnicas funcionam mais como uma distração para o cérebro da pessoa, fazendo-os pensar em algo diferente da crise e com isso, podem passar melhor pelo ataque até diminuir os efeitos“, acrescenta Gustavo.

Tentando sair desse ambiente onde você está, mesmo imaginativamente e pensar em um lugar que se sente calmo e relaxado, que dê conforto e segurança, também pode ajudar. Feche seus olhos e adicione mais detalhes à cena, tentando concentrar a mente nessa atividade, é outra alternativa.

Um método cientificamente comprovado e natural que já ajudou a milhares no mundo de pessoas a se livrarem das dores, dos analgésicos, da insônia, da ansiedade e de crises do pânico. CLIQUE AQUI SAIBA MAIS!

Obter ajuda de um amigo, falar, ouvir música, fazer exercícios ou outras atividades no momento, tomar um banho quente, evitar a cafeína e procurar a ajuda de um médico especialista também são indicados para ataques de ansiedade.

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos!

Voltar a Página Inicial

 

Deixe uma resposta