Scroll Top

Um método cientificamente comprovado e natural que já ajudou a milhares no mundo de pessoas a se livrarem das dores, dos analgésicos, da insônia, da ansiedade e de crises do pânico.

Agricultura Orgânica

Estresse Suas Causas e Seus Efeitos na Vida das Pessoas

A vida moderna é cheia de aborrecimentos, prazos, frustrações e demandas. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um estilo de vida. No entanto, o estresse nem sempre é ruim. Em pequenas doses, isso ajuda você [...]

A vida moderna é cheia de aborrecimentos, prazos, frustrações e demandas. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um estilo de vida.

No entanto, o estresse nem sempre é ruim. Em pequenas doses, isso ajuda você a terminar o seu trabalho e serve de motivação para você dar seu melhor. Acontece que quando você está constantemente neste modo de emergência, sua mente e seu corpo pagam o preço.

Se você se sentir com frequência se sentindo sobrecarregado, com fadiga exagerada, é hora de tomar alguns passos para trazer de volta o equilíbrio do seu sistema nervoso. Você pode se proteger aprendendo a reconhecer os sinais e sintomas do estresse e tomando medidas para reduzir seus efeitos nocivos.

Como você responde ao Estresse?

Saiba mais sobre as mudanças que você pode fazer na sua resposta ao estresse.

É importante aprender a reconhecer quando seus níveis de estresse estão fora de controle.

A coisa mais perigosa sobre o estresse é o quanto ele pode sobrecarregar você. Você se acostuma com isso. Então começa a ser percebido como algo familiar, normal. Neste ponto, você não percebe o quanto isso está afetando você.

Os sinais e sintomas da sobrecarga de estresse podem ser praticamente qualquer coisa. O estresse afeta a mente, o corpo e o comportamento de várias maneiras, e cada indivíduo experimenta o estresse de diferentes maneiras.

estresse definição

O estresse nem sempre parece estressante

A psicólogo Connie Lillas usa uma analogia para descrever as três formas mais comuns de reagir quando estão sobrecarregadas pelo estresse:

  • Pé no acelerador – Reação de estresse através da raiva ou agitada. Você se torna excessivamente emocional e nem pode se sentar.
  • Pé no freio – Reação ao estresse através do isolamento e depressão. Você mostra pouca energia ou emoção.
  • Pé em ambos – Stress sob “congelamento”, sob pressão significa: não fazer nada. Você parece paralisado, mas dentro de você está extremamente agitado.

Sinais e sintomas de sobrecarga de estresse

A tabela a seguir lista alguns dos sinais e sintomas comuns do estresse. Quanto mais sinais e sintomas você observa em você, mais perto você pode estar a sobrecarga.

Sintomas e sinais de alerta de estresse

Sintomas cognitivos

  • Problemas de memória
  • Incapacidade de se concentrar
  • Julgamento fraco
  • Veja apenas o lado negativo
  • Pensamentos ansiosos ou rápidos
  • Preocupação excessiva e constante
    mau humor

Sintomas emocionais

  • Irritabilidade ou temperamento curto
  • Agitação, incapacidade de relaxar
  • Sentindo-se sobrecarregado
  • Sentimento de solidão e isolamento
  • Depressão ou infelicidade geral

Sintomas físicos

  • Dores
  • Diarréia ou constipação
  • Náuseas, tonturas
  • Dor no peito, batimentos cardíacos rápidos
  • Perda de libido
  • Resfriados frequentes

Sintomas comportamentais

  • Coma muito ou menos
  • Dormir demais ou muito pouco
  • Isolar dos outros
  • Procurar ou negligenciar responsabilidades
  • Consumir álcool, cigarros ou drogas para relaxar hábitos nervosos (por exemplo, mordida de unhas)

doença estresse

Tenha em mente que os sinais e sintomas do estresse também podem ser causados ​​por outros problemas psicológicos e médicos. Se você está tendo algum sinal de estresse, é importante consultar um médico para uma avaliação completa. Seu médico pode ajudá-lo a determinar se seus sintomas estão relacionados ao estresse ou não.

ASSESSORIA TÉCNICA COM COACH E HIPNOTERAPEUTA POR 1 MÊS PELA INTERNET. Além de poder ouvir o áudio do tratamento cognitivo-comportamental na comodidade da sua casa, você pode ter uma assessoria especializada e individualizada, com um psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental, hipnose ericksoniana e Programação Neurolinguística. >>> CLIQUE AQUI!

Causas do estresse

Situações e pressões que causam estresse são conhecidas como fatores de estresse. Normalmente, pensamos sobre o estresse como algo negativo, como um horário de trabalho exaustivo ou um relacionamento complicado.

No entanto, qualquer coisa que impõe exigências elevadas em você pode ser estressante. Isso inclui eventos positivos, como se casar, comprar uma casa, ir para a faculdade ou ser promovido.

O que faz com que o estresse dependa, pelo menos em parte, da sua percepção. Algo que é estressante para você pode não ser para outra pessoa; Eles podem até se divertir.

Por exemplo, sua rota da manhã pode deixá-lo ansioso e tenso porque tem medo de atrasar o tráfego. Outras pessoas, no entanto, podem achar a viagem relaxante, porque eles saem de casa cedo para desfrutar a música no carro durante a condução.

O que é estressante para você?

O que é estressante para você pode ser bastante diferente do que é estressante para outra pessoa. Por exemplo:

  1. Karen está aterrorizada de se levantar na frente das pessoas para conversar, enquanto Vivian, sua melhor amiga, ama os holofotes.
  2. Felipe prospera sob pressão e funciona melhor quando ele tem um prazo apertado, enquanto seu colega de trabalho, Marcos, trava quando o trabalho demora um curto período de tempo.
  3. Anita gosta de ajudar seus pais idosos. Sua irmã, Carol, também ajuda, mas considera os requisitos muito estressantes.
  4. Ricardo não pensa duas vezes para devolver o prato do restaurante ou para se queixar do mau serviço do hotel, enquanto sua esposa Miranda achou muito estressante se queixar.

Efeitos do Estresse Crônico

O corpo não distingue entre ameaças físicas e psicológicas. Quando você está estressado com uma agenda ocupada, uma discussão com um amigo, um congestionamento ou com uma montanha de contas a pagar, seu corpo reage tão fortemente que parece que está enfrentando uma situação de vida e morte.

Se você tem muitas responsabilidades e preocupações, sua reação ao estresse de emergência pode ser esgotada na maioria das vezes. Quanto mais o sistema de estresse do seu corpo for ativado, mais difícil é desligá-lo.

A exposição prolongada ao estresse pode levar a sérios problemas de saúde. O estresse crônico perturba quase todos os sistemas em seu corpo.

Pode aumentar a pressão arterial, suprimir o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, contribuir para a infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento. O estresse a longo prazo pode até reconfigurar seu cérebro, deixando você mais vulnerável à ansiedade e à depressão.

Muitos problemas de saúde são causados ​​ou agravados pelo estresse, incluindo:

  • Dor de qualquer tipo
  • Doença cardíaca
  • Problemas digestivos
  • Problemas de sono
  • Depressão
  • Obesidade
  • Doenças autoimunes…

Lidar com o Estresse e seus Sintomas

 o que é bom para stress

Há muitas coisas que você pode fazer para reduzir o impacto do estresse e lidar com os sintomas.

Aprender a gerenciar o estresse

Você pode sentir como se o estresse em sua vida estivesse fora de seu controle, mas você sempre pode controlar a maneira como você reage a ele.

Gerenciar o estresse é uma questão de se responsabilizar: cuidar dos seus pensamentos, suas emoções, sua agenda, seu ambiente e a maneira como você lida com problemas.

O gerenciamento do estresse envolve a mudança da situação estressante quando você pode, alterando sua reação quando você não pode cuidar de si mesmo e providenciar tempo para descansar e relaxar.

Aprenda a relaxar

Você não pode eliminar completamente o estresse de sua vida, mas você pode controlar o quanto isso afeta você.

Aprenda a controlar o corpo as emoções e os pensamentos >>> Clique aqui e saiba mais

Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e respiração profunda, ativam a reação de relaxamento do corpo. Um estado de repouso é o oposto da reação ao estresse.

Quando praticados regularmente, essas atividades dão origem a uma redução em seus níveis diários de estresse e um impulso em seus sentimentos de alegria e serenidade. Eles também aumentam sua capacidade de manter a calma.

Qualquer um pode reduzir drasticamente o impacto do estresse. Com a prática, você pode aprender a identificar fatores perturbadores e manter o controle quando a pressão vem.

Se gostou do artigo, compartilhe com seu amigos!

Leia mais:

Voltar a Página Inicial

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.487 votes, average: 4,90 out of 5)

Loading...

Fique Atualizado!

Um método cientificamente comprovado e natural que já ajudou a milhares no mundo de pessoas a se livrarem das dores, dos analgésicos, da insônia, da ansiedade e de crises do pânico.

Saúde e Bem Estar

Sobre o autor

Dores na coluna, pescoço, lombar e ciáticas Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: